domingo, 4 de maio de 2008

O Cego de Jericó


Texto utilizado: Marcos 10:46-52.
Na época quando o Senhor Jesus passou pela terra, havia uma discriminação em relação as deficientes físicos. A maioria deles ficava nas beiras dos caminhos mendigando o pão. Um desses deficientes era Bartimeu, filho de Timeu, que morava em Jericó.
Quando Jesus estava passando próximo a Bartimeu, o mesmo ouviu o barulho daqueles que O seguiam. Foi quando percebeu que ali passava a pessoa certa para acabar com aquela ‘prisão’ que vivia. Logo, o cego clamou dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”, os que passavam tentaram repreendê-lo, mas não conseguiram, pois o mendigo enaltecia mais ainda sua voz, no pedido incansável de socorro. Então O Messias parou e mandou que o chamasse, e assim o fizeram. Quando Bartimeu recebeu o chamado, deu um salto e na mesma hora deixou sua capa de lado, e foi ter com Jesus. O Senhor perguntou ao cego o queria que ele fizesse, e este pediu que sua visão fosse restituída. E O Filho do Homem disse: “Vai, a tua fé te salvou”. A princípio parece ser mais um dos milagres efetuados por Jesus, mas não se pode pensar desta maneira, pois atrás de todo este acontecimento percebem-se alguns pontos interessantes. Como por exemplo: A bíblia relata que quando Bartimeu soube que a luz estava para entrar em sua vida, ele deixou a sua capa. O que isso quer dizer? Naquele tempo, as roupas que as pessoas vestiam, identificavam a sua realidade (no caso de Bartimeu, sua capa identificava-o como mendigo). Depois quando o Mestre perguntou ao cego, o que ele queria, e este pediu sua visão, O Senhor Jesus não disse, vai a sua fé te curou, mas sim, vai a tua fé te SALVOU. Ou seja, sabemos que salvação está diretamente relacionada à realidade espiritual, e se Jesus falou que a fé do cego havia salvado-o, quer dizer que a fé dele foi tão grande que além de curá-lo, o mais importante foi feito, ele conseguiu sua salvação, pois dantes possuía um espírito morto, mas quando Jesus entrou em seu viver, tudo lhe foi restituído. Podemos ter a certeza de que o ‘ex-cego’, foi restituído, pois ele deixou a sua vida de mendigo, pois no final diz que ele foi seguindo o caminho e antes de fazer isso, ele havia largado a sua capa que mostrava ele ante a sociedade como um simples esmoleiro. E também a sua visão foi restaurada, e a partir daí, sua vida passava a ser reconstruída.
Para você que vive cego espiritualmente como Bartimeu vivia, usando capa mendicante, tome a iniciativa que o ex-deficiente visual tomou, clame ao Senhor, pois ele se encontra do seu lado, basta apenas um pedido de socorro, pois agora não haverá ninguém para te impedir de fazer isso. Tem-se a certeza disso, porque em Apocalipse 3:20 Jesus diz: ‘Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Então abra a porta do seu coração e convide o Senhor Jesus para entrar em sua vida, se arrependa dos seus maus feitos, pois Ele é Fiel e Justo para te perdoar, e reconheça o sacrifício do Filho do Homem naquela cruz por você. Depois de aceitar Jesus em sua vida, você estará em Cristo, e a Palavra nos afirma que quem estiver em Cristo Jesus nova criatura é, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17). Deixe de sofrer, se há uma saída. O Senhor Jesus te ama, muito, não se esqueça disso.
Deus abençoe a todos os leitores.