sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Você Está Disponível Para O Agir De Deus?


Texto-base: “A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. (Jeremias 18: 01-06)

O Senhor constantemente quer nos moldar da maneira que bem lhe apraz. Mas muitas vezes negamos. E não nos disponibilizamos para ser transformados pelas mãos do Senhor.
Como pudemos perceber no texto bíblico lido, o SENHOR fala com o profeta Jeremias, da forma que Ele pode fazer conosco para nos transformar.
Agora vamos analisar alguns pontos importantes desta passagem das Escrituras Sagradas.

• Disposição: No versículo 2, o SENHOR diz para Jeremias: “Dispõe-te e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras”.
O SENHOR poderia revelar as suas palavras ali mesmo onde o profeta estava, todavia o Pai quis saber como estava a disponibilidade e o ânimo de Seu servo; Jeremias não hesitou e desceu, assim como Deus havia lhe falado.
Deus quer saber como está a sua disponibilidade para o agir d’Ele. Você está disposto a ouvir a voz do Senhor e cumpri-la?

• Fidelidade do Senhor: Após Jeremias disponibilizar-se para descer, segundo Deus havia lhe mandado, lá na casa do oleiro, observando aquele homem trabalhando, ele ouviu as palavras do SENHOR, assim como Deus tinha dito. O SENHOR, vendo a atitude do profeta, como ele tinha determinado, foi fiel a Jeremias cumprindo o prometido. Existem diversas promessas ao nosso respeito, contudo, para serem cumpridas em nossas vidas, precisamos estar disponíveis para fazer a vontade do SENHOR. Pois se o Pai prometeu e basta um passo nosso, e este for dado, com certeza a fidelidade de Deus sobrevirá em nossas vidas.

•Tratamento de Deus: O SENHOR nos comparou com o barro nas mãos do oleiro, onde o oleiro é o SENHOR e o barro somos nós. Isso significa que ainda que cometamos algum mal, o SENHOR tem o poder para nos concertar. Pois o oleiro, quando o vaso que ele fazia se estragou, do mesmo barro ele fez outro vaso, como ele planejava. Assim somos nós, fomos criados para fazer a vontade do SENHOR, ter uma vida dirigida por Deus, porém, nós, infelizmente, pecamos. No entanto Deus nos resgata como vasos estragados e nos reconstrói da forma que Ele sempre quis que fôssemos.

A única coisa que pode nos estragar como vasos é o pecado. Contudo, a Palavra do SENHOR diz que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 01:09). Se você tem feito o que desagrada ao SENHOR, se você ainda permanece na prática do pecado, ou vêm estragando o seu vaso, não perca mais tempo com isso, se arrependa imediatamente e confesse os seus pecados para o SENHOR, pois o Oleiro quer reconstruir o seu vaso. Esteja disponível para colocar em prática os desejos do coração do SENHOR a seu respeito. Ainda que a reconstrução do vaso doa, não se preocupe, pois o Pai te ama e o SENHOR corrige a quem Ele ama. E quando Ele diz dispõe-te, em outras palavras Ele quer dizer: Se você quer mesmo me ouvir, seja determinado, persevere no propósito! Levante-se! Não fique aí parado. Eu quero te ajudar.