sábado, 28 de março de 2009

Entendendo o Chamado do Levita


Texto: Juízes 17:6-11
Levita é todo aquele que está a serviço na casa do Senhor. Quando entendemos nosso chamado somos capacitados para fazer a obra de Deus. Precisamos entender o propósito para qual fomos chamados. Talvez você esteja se sentindo fora do lugar. Pode não estar ainda entendendo o lugar aonde Deus te quer, mas o importante é buscar a orientação de Deus, com jejum e oração.
Este levita sabia a origem de sua família, que vinha de uma tribo de sacerdotes e adoradores, mas, ele decidiu andar como lhe convinha. Nesse tempo as pessoas próprias se governavam, não havia reis e nem juízes. O que ele fez?
1º) partiu da cidade de Belém de Judá : Belém quer dizer: “casa do pão”. Ele saiu da cidade. Saiu da presença de Deus. Jesus disse: eu sou o “pão da vida”. v. 17 : ..peregrinava ali: Fora da sua cidade começou a peregrinar, a ponto de ficar longe da sua casa. Quando um levita, que está a serviço do Senhor perde a noção do chamado, ele começa procurar outros rumos.
2º) v. 8 - onde quer que achasse conveniente : O filho pródigo buscou um caminho que lhe fosse conveniente, um caminho certo (Prov.14:12) e depois foi comer as bolotas dos porcos. Quando achamos que nosso caminho é conveniente, saímos vontade de Deus. O levita buscou sua própria vontade, seus próprios desejos.
3º) v. 10 - Deus tem um plano para nós, mas o diabo também tem : O levita achou uma casa e foi bem recebido. Esta casa era de um ladrão e adorador de deuses falsos e dele recebeu um convite. O levita perdeu completamente o temor porque:
• Não tinha alguém para liderá-lo : todos nós precisamos de cobertura, de alguém para orientar a nossa vida, alguém de confiança. Se teu líder tem pé quebrado, procure outro. (Prov.25:19)
• Estava buscando coisas diferentes : (Prov.20:23). Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, ou seja, viver com máscaras, duas vidas, duas medidas desagrada ao Senhor.
• Não valorizava o ministério que Deus lhe havia dado : Porque? Acostumou-se, pois vinha da tribo escolhida para o sacerdócio e levita. Nosso grande erro é se acostumar com a obra e fazê-la de qualquer jeito, relaxadamente. (Jer.48:10).
Mica faz três propostas básicas ao levita que é a necessidade de qualquer ser humano: Ele lhe ofereceu: dez moedas de prata, vestuário e sustento. Deus colocou em nós essas necessidades para dependermos dele: morada, comida e dinheiro. (Mt.4)
4º) v.11: e consentiu o levita em ficar com aquele homem: O poder da decisão está em nossas mãos. Nós decidimos em querer servir a Deus, ou não. Nós falamos sim ou não. Eva disse sim para satanás, quando deu ouvidos, Maria disse sim quando ouviu a voz do anjo. Gideão disse sim a voz de Deus, Saul disse sim para a feiticeira de En-dor.
Conclusão : A maior característica de Deus é a liberdade, temos livre arbítrio para decidirmos: sim ou não.Os levitas são separados deste mundo. Muitos “Micas” vão aparecer em nosso caminho para nos oferecer dinheiro, comida e casa, por causa dos nossos talentos. Temos que decidir: em servir a Deus ou ao diabo, em satisfazer nossos desejos ou os desejos de Deus. (Sl.37:4,5). Entendendo e respeitando o chamado de Deus para nossas vidas, seremos bem sucedidos.

Obs.: Este texto foi retirado de um site que visitei. Gostei da mensagem e resolvi postar para vocês serem também ministrados. A autora dessa mensagem é a Pra. Lídia Alexandre.