sábado, 15 de agosto de 2009

Lugares Estratégicos

“Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para a conjuntura como está é que foste elevada a rainha?” (Ester 04:14)

O versículo supracitado se refere a um tempo no qual foi decretado em que exatamente em um dia o povo judeu seria aniquilado; isto é, homens, mulheres e crianças, por uma ordem real. Mas neste tempo também, Ester, uma mulher judia, era rainha e esse versículo que lemos é a fala do primo desta, o Mordecai (Mardoqueu) requerendo da prima uma posição ante a situação vigente. Mas salientaremos a parte que ele diz: “e quem sabe se para a conjuntura como está é que foste elevada a rainha?”, em outras versões diz: “quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”.

Deus nos tem colocado em lugares estratégicos, nos quais temos que exercer o nosso ofício de servos, aqueles que tem graça aos olhos do Senhor, os que executam o serviço com o intuito de fazer a vontade daquele que o enviou. O nosso Senhor nos deixou uma ordenança: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. Muitos são os lugares, onde o Senhor nos põe para que sejamos bênçãos, luz e sal. Exemplos destes lugares são o nosso trabalho, escola, faculdade, a nossa casa e de familiares; enfim, há uma diversidade de ambientes em que desempenhamos alguma tarefa e que podemos também realizar os desejos do Pai.

No caso de Ester, ela foi posta numa posição para que pudesse salvar todo um povo, e não se diferencia da nossa realidade, pois onde Deus nos colocou é para que possamos levar a palavra de salvação a um povo que o diabo cegou o entendimento, mas que Senhor tem prazer em atraí-los para perto d’Ele, porém para isso Ele precisa de nós.

Em Mateus 5:15 diz assim: “E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”. Este versículo também ilustra o assunto que estamos falando. Como somos a luz do mundo (MT 5:14), logo temos que estar em um local que a gente possa irradiar a luminosidade, não é mesmo? Desta forma, temos que nos apropriar da posição certa, para que haja uma irradiação da luz a todos, ou seja, não a alguns, porém a todos que estão ao nosso redor. E Deus não nos colocará para sermos luz onde já há luz, mas sim em lugares onde até o momento as trevas reina, pois assim poderemos iluminar o lugar; para sermos mais claro no tocante a isto, temos que levar a palavra de salvação ao que não foi salvo, ou nunca ouviu falar sobre tal, pois não evangelizaremos aos que já foram evangelizados.

Além dos lugares estratégicos, há situações que vivenciamos que também são estratégicas, por exemplo, quando estamos num ônibus, aquela pessoa que sempre estar do nosso lado, naquele horário, que até trocamos olhares ou sorrisos, mas que muitas vezes não somos luz; pois não exercitamos o IDE. Estas oportunidades estratégicas que surgem, na maioria das vezes, passam despercebidas, não só este exemplo do ônibus, mas há várias outros que se formos citar, teríamos diversos para mencionar.

Em síntese, o Senhor nos coloca em lugares que precisamos mostrar quem somos, isto é, mostrar nossa identidade de FILHO DE DEUS. Pois há uma geração que, no seu interior, clama pela manifestação dos filhos de Deus. Oportunidades, não faltam. É nosso dever reconhecer que Deus quer nos usar onde estamos. Deixemo-nos ser usados por Ele, pois o Pai conta conosco, Ele quer usar as nossas mãos, para levantar aquele que caiu; quer usar os nossos olhos, para nos mostrar os que precisam ser amados; os nossos ouvidos, para ouvir os que nunca dantes encontraram alguém para ouvi-los; os nossos braços, para aqueles que sequer recebeu um abraço verdadeiro um dia; e a nossa boca para falar àqueles que nunca ouviram dizer do amor de Cristo. Despertemo-nos, pois é tempo de nós identificarmos o lugar estratégico onde o Senhor nos colocou, pois assim como Ester, salvou o seu povo, nós também podemos o fazer, amando os perdidos e não desperdiçando as oportunidades que nos são posta a frente, aproveitando o lugar onde estamos para brilhar a luz de Cristo, que está em nós.