sábado, 28 de março de 2009

Entendendo o Chamado do Levita


Texto: Juízes 17:6-11
Levita é todo aquele que está a serviço na casa do Senhor. Quando entendemos nosso chamado somos capacitados para fazer a obra de Deus. Precisamos entender o propósito para qual fomos chamados. Talvez você esteja se sentindo fora do lugar. Pode não estar ainda entendendo o lugar aonde Deus te quer, mas o importante é buscar a orientação de Deus, com jejum e oração.
Este levita sabia a origem de sua família, que vinha de uma tribo de sacerdotes e adoradores, mas, ele decidiu andar como lhe convinha. Nesse tempo as pessoas próprias se governavam, não havia reis e nem juízes. O que ele fez?
1º) partiu da cidade de Belém de Judá : Belém quer dizer: “casa do pão”. Ele saiu da cidade. Saiu da presença de Deus. Jesus disse: eu sou o “pão da vida”. v. 17 : ..peregrinava ali: Fora da sua cidade começou a peregrinar, a ponto de ficar longe da sua casa. Quando um levita, que está a serviço do Senhor perde a noção do chamado, ele começa procurar outros rumos.
2º) v. 8 - onde quer que achasse conveniente : O filho pródigo buscou um caminho que lhe fosse conveniente, um caminho certo (Prov.14:12) e depois foi comer as bolotas dos porcos. Quando achamos que nosso caminho é conveniente, saímos vontade de Deus. O levita buscou sua própria vontade, seus próprios desejos.
3º) v. 10 - Deus tem um plano para nós, mas o diabo também tem : O levita achou uma casa e foi bem recebido. Esta casa era de um ladrão e adorador de deuses falsos e dele recebeu um convite. O levita perdeu completamente o temor porque:
• Não tinha alguém para liderá-lo : todos nós precisamos de cobertura, de alguém para orientar a nossa vida, alguém de confiança. Se teu líder tem pé quebrado, procure outro. (Prov.25:19)
• Estava buscando coisas diferentes : (Prov.20:23). Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, ou seja, viver com máscaras, duas vidas, duas medidas desagrada ao Senhor.
• Não valorizava o ministério que Deus lhe havia dado : Porque? Acostumou-se, pois vinha da tribo escolhida para o sacerdócio e levita. Nosso grande erro é se acostumar com a obra e fazê-la de qualquer jeito, relaxadamente. (Jer.48:10).
Mica faz três propostas básicas ao levita que é a necessidade de qualquer ser humano: Ele lhe ofereceu: dez moedas de prata, vestuário e sustento. Deus colocou em nós essas necessidades para dependermos dele: morada, comida e dinheiro. (Mt.4)
4º) v.11: e consentiu o levita em ficar com aquele homem: O poder da decisão está em nossas mãos. Nós decidimos em querer servir a Deus, ou não. Nós falamos sim ou não. Eva disse sim para satanás, quando deu ouvidos, Maria disse sim quando ouviu a voz do anjo. Gideão disse sim a voz de Deus, Saul disse sim para a feiticeira de En-dor.
Conclusão : A maior característica de Deus é a liberdade, temos livre arbítrio para decidirmos: sim ou não.Os levitas são separados deste mundo. Muitos “Micas” vão aparecer em nosso caminho para nos oferecer dinheiro, comida e casa, por causa dos nossos talentos. Temos que decidir: em servir a Deus ou ao diabo, em satisfazer nossos desejos ou os desejos de Deus. (Sl.37:4,5). Entendendo e respeitando o chamado de Deus para nossas vidas, seremos bem sucedidos.

Obs.: Este texto foi retirado de um site que visitei. Gostei da mensagem e resolvi postar para vocês serem também ministrados. A autora dessa mensagem é a Pra. Lídia Alexandre.

Um comentário:

JamesCondera disse...

.
Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão Warley José.

Em verdade, precisamos através de jejuns, orações, e meditar dia e noite na Palavra de Deus, entender e respeitar o chamado de Deus para nossas vidas, assim seremos bem sucedidos espiritualmente.

Infelizmente, muitos hoje, confundem “O que é ser um LEVITA!

Então... LEVITA, é um descendente de Levi e membro desta tribo.

Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto (Êxodo 4.14 e 2Crônicas 20.14).

Todos os sacerdotes do povo escolhido eram levitas, isto é, descendentes de Levi por Coate (segundo filho de Levi), e Arão. Mas Levi teve outros filhos, cujos descendentes ajudavam os sacerdotes, formavam a guarda do tabernáculo, e o transportavam de lugar para lugar (Números 4.2,22,29).

Os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

No tempo de Davi, toda a família achava-se dividida em três classes, cada uma das quais estava subdividida em vinte e quatro ordens. A primeira classe estava ao serviço dos sacerdotes - a segunda formava o coro dos cantores do templo - e a terceira constituía o corpo dos porteiros e guardas do templo (1Crônicas 24,25,26). Para sustentar todos estes homens, tinham-lhes sido concedidas quarenta e oito cidades, com uma faixa de terra em volta de cada uma delas - e tinham, também, o dízimo de todos os produtos e gado do pais (Levítico 27.30 - Números 35.1-8) - desse dízimo cabia aos sacerdotes a décima parte. Além disso, todos os levitas participavam do dízimo dos produtos, que geralmente o povo tinha de empregar naquelas festas.

No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4.24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Efésios 5.18-20; Colossenses 3.16).

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
...
..
.