domingo, 24 de maio de 2009

Nossa Habitação, Como Está?




Texto Chave: “ Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós?”
(I Coríntios 3:16)

Nós temos diversos conhecidos, aqueles que nos são apresentados no nosso dia-a-dia, aqueles que pegam sempre o ônibus conosco, aqueles que trabalham em estabelecimentos constantemente frequentados por nós, enfim podemos citar diversas situações, nas quais podemos conhecer pessoas novas. Como são muitas as situações, muitos também são os nossos conhecidos. A despeito de termos muitos conhecidos, poucos são os nossos AMIGOS. Os verdadeiros AMIGOS tem intimidade, não tem reservas de contar aquilo que nem mesmo familiares próximos sabem ou conhecem. AMIGOS conhecem os defeitos do outro, mesmo muitas vezes voltando o olhar para as virtudes. Por isso imaginemos a seguinte situação descrita abaixo:
Havia um garoto, que chamaremos de João (apenas um exemplo), que tinha muitos conhecidos como qualquer um, porém ele tinha um amigo chamado Gustavo (também é um exemplo), que o mesmo considerava este como seu melhor amigo. Eles saiam juntos, iam à igreja juntos, compartilhavam suas falhas, dificuldades, vontades, sonhos, vitórias e também as decepções. Mas o contato que eles tinham era ou no trabalho um do outro ou quando saiam com outros conhecidos, mas nunca nas próprias casas. Certo dia o Gustavo falou que iria na casa do João, no entanto quando João chegou em casa viu que sua HABITAÇÃO estava completamente bagunçada, suja, com as coisas totalmente fora do lugar, um ambiente que ele tinha vergonha se alguém visse, quanto mais o seu amigo que ele tanto amava. Então João, imediatamente começou a arrumar toda a sua casa, limpou todos os cômodos, sem exceção; TUDO ISSO para receber o seu melhor amigo. Ele não queria deixar o Gustavo presenciar aquela extrema falta de organização. Ele limpou tudo mesmo, deixando sua residência brilhando de tão limpa, um ambiente agradável para se passar longas horas, sem se importar com o tempo, pois aquele lugar proporcionava tal. Então o Gustavo chegou e eles começaram a conversar, abordaram vários assuntos, oraram, comeram (porque o João também tratou de preparar algo para eles comerem), a hora passou e eles nem deram conta disso. Quando olharam no relógio, não dava mais para o amigo voltar para sua casa, logo o Gustavo dormiu na casa do João. O hospedeiro ficou radiante, porque ali foram estreitados os laços entre eles mais do que já eram.
A história acima, serviu para que despertássemos para algo de suma importância. Mas o quê, mesmo? Temos alguns AMIGOS, entretanto, há um dentre eles que consideramos como nosso MELHOR AMIGO, para este nós fazemos o possível para vê-lo feliz, nos incomodamos quando ele está triste, ficamos desapontados quando fazemos algo que o decepciona, temos prazer em ajudá-lo, entre outras coisas. Há alguém que também é considerado o MELHOR AMIGO do cristão, o nosso AMADO ESPÍRITO SANTO, a bíblia nos diz que Ele HABITA em nós, isto é, nós somos o lugar que o o Espírito Santo reside, mora, fica, etc. Ele é o nosso MELHOR AMIGO, não é isso? Pois então, ele não habita em lugares sujos, bagunçados, desorganizados. A partir daí, surgem algumas perguntas que não podem deixar de se fazer:



->Como está a habitação do Espírito Santo, neste momento. Em outras palavras, como como está?
->Se ELE ver sua casa agora, o que você sentirá? Alegria, ou vergonha?
->O pecado tem manchado a moradia do seu AMIGO ESPÍRITO SANTO?
Ainda há reservas com o ELE?
->O ESPÍRITO SANTO conhece e sabe todas as coisas, mas ELE quer ouvir de sua boca tudo aquilo que impede a entrada dele na sua moradia. Partindo do pressuposto que ELE só reside em LUGARES LIMPOS. Há alguma coisa a se confessar? Que você não deixou? Ou que te prende? Que deixa sua casa imunda?
->ELE quer te libertar, pois onde ELE está há liberdade. Você já fez algo para alcançar essa liberdade oferecida por ELE?
->O Espírito Santo fica ali olhando da porta da frente da casa par ver a situação desta, se a casa estiver limpa ELE entra, caso contrário, cada vez mais se afasta. Então, o que ELE tem feito no momento, tem se aproximado a ponto de entrar e HABITAR, ou tem se afastado?
->ELE quer estreitar os laços contigo, você tem feito algo para que isso se realize? Ou cada vez mais, você apenas desaponta seu MELHOR AMIGO?

ELE não quer apenas te visitar, ele quer HABITAR em você, mas para isso é necessário que você permaneça com a sua casa, ou seja, com a sua vida diante do ALTAR. Se fôssemos dar margem às perguntas que surgem a partir do assunto abordado, não pararíamos; não obstante, cada qual sabe a realidade da própria vida, sabe se está pouca, mais ou menos ou muito suja a moradia do Espírito de Deus, ou se está limpa, brilhando e já está desfrutando de um INDESCRITÍVEL RELACIONAMENTO COM O MELHOR AMIGO. Não podemos julgar o próximo, inferindo a realidade da habitação dele, porque quem é o zelador do santuário é ele mesmo. Não cabe a nós dizer qual é a sujeira que precisa ser limpa da casa do irmão, porque o próprio dono desta sabe a necessidade de limpeza. O que quero dizer com isso, não temos o poder de dizer qual é o pecado do nosso irmão, no que ele tem desagradado ao AMIGO. Mas ele precisa identificar o que mais tem deixado o santuário sujo, o que mais tem impedido a entrada do AMIGO na casa. Qual o pecado que tem destruído com a HABITAÇÃO DO ESPÍRITO. Mas a palavra do Senhor nos diz em II Timóteo 2:21a que: “Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para a honra, santificado e útil a seu possuidor”, e em I João 1:9 nos diz que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. Logo, não devemos mais perder tempo. Vamos agir, por em ordem nossa casa, pois o AMIGO ESPÍRITO SANTO quer entrar e quer estreitar o RELACIONAMENTO conosco. Comecemos então, o processo de limpeza, se houver a necessidade. O sacrifício de Jesus foi gratuito para que hoje pudéssemos limpar nossa vida e hospedar o ESPÍRITO DE DEUS. O sangue de Jesus foi derramado, cabe a nós nos purificar e nos limpar dia após dia. Façamos isso!!!

2 comentários:

Danilo disse...

Warley! Parabens! Siga blogando! È uma forma boa de atender ao chamado de Cristo!

Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://genizah-virtual.blogspot.com/

Anônimo disse...

Paz seja contigo Warley, muito tocante seu texto!! parabéns !!
Realmente sem santificação ninguem pode ser salvo ou ter comunhão com Deus,, cheguei até atravéz do blog do pastor Julio, gostei do seu comentário, muito sensato e vim conhecer seu abençoado espaço, legal, tem texto e contexto, e gostaria de aproveitar
A oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO
É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
Será uma alegria paz seja contigo.. Amigo De Cristo