sábado, 15 de agosto de 2009
Lugares Estratégicos
O versículo supracitado se refere a um tempo no qual foi decretado em que exatamente em um dia o povo judeu seria aniquilado; isto é, homens, mulheres e crianças, por uma ordem real. Mas neste tempo também, Ester, uma mulher judia, era rainha e esse versículo que lemos é a fala do primo desta, o Mordecai (Mardoqueu) requerendo da prima uma posição ante a situação vigente. Mas salientaremos a parte que ele diz: “e quem sabe se para a conjuntura como está é que foste elevada a rainha?”, em outras versões diz: “quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”.
Deus nos tem colocado em lugares estratégicos, nos quais temos que exercer o nosso ofício de servos, aqueles que tem graça aos olhos do Senhor, os que executam o serviço com o intuito de fazer a vontade daquele que o enviou. O nosso Senhor nos deixou uma ordenança: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. Muitos são os lugares, onde o Senhor nos põe para que sejamos bênçãos, luz e sal. Exemplos destes lugares são o nosso trabalho, escola, faculdade, a nossa casa e de familiares; enfim, há uma diversidade de ambientes em que desempenhamos alguma tarefa e que podemos também realizar os desejos do Pai.
No caso de Ester, ela foi posta numa posição para que pudesse salvar todo um povo, e não se diferencia da nossa realidade, pois onde Deus nos colocou é para que possamos levar a palavra de salvação a um povo que o diabo cegou o entendimento, mas que Senhor tem prazer em atraí-los para perto d’Ele, porém para isso Ele precisa de nós.
Em Mateus 5:15 diz assim: “E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”. Este versículo também ilustra o assunto que estamos falando. Como somos a luz do mundo (MT 5:14), logo temos que estar em um local que a gente possa irradiar a luminosidade, não é mesmo? Desta forma, temos que nos apropriar da posição certa, para que haja uma irradiação da luz a todos, ou seja, não a alguns, porém a todos que estão ao nosso redor. E Deus não nos colocará para sermos luz onde já há luz, mas sim em lugares onde até o momento as trevas reina, pois assim poderemos iluminar o lugar; para sermos mais claro no tocante a isto, temos que levar a palavra de salvação ao que não foi salvo, ou nunca ouviu falar sobre tal, pois não evangelizaremos aos que já foram evangelizados.
Além dos lugares estratégicos, há situações que vivenciamos que também são estratégicas, por exemplo, quando estamos num ônibus, aquela pessoa que sempre estar do nosso lado, naquele horário, que até trocamos olhares ou sorrisos, mas que muitas vezes não somos luz; pois não exercitamos o IDE. Estas oportunidades estratégicas que surgem, na maioria das vezes, passam despercebidas, não só este exemplo do ônibus, mas há várias outros que se formos citar, teríamos diversos para mencionar.
Em síntese, o Senhor nos coloca em lugares que precisamos mostrar quem somos, isto é, mostrar nossa identidade de FILHO DE DEUS. Pois há uma geração que, no seu interior, clama pela manifestação dos filhos de Deus. Oportunidades, não faltam. É nosso dever reconhecer que Deus quer nos usar onde estamos. Deixemo-nos ser usados por Ele, pois o Pai conta conosco, Ele quer usar as nossas mãos, para levantar aquele que caiu; quer usar os nossos olhos, para nos mostrar os que precisam ser amados; os nossos ouvidos, para ouvir os que nunca dantes encontraram alguém para ouvi-los; os nossos braços, para aqueles que sequer recebeu um abraço verdadeiro um dia; e a nossa boca para falar àqueles que nunca ouviram dizer do amor de Cristo. Despertemo-nos, pois é tempo de nós identificarmos o lugar estratégico onde o Senhor nos colocou, pois assim como Ester, salvou o seu povo, nós também podemos o fazer, amando os perdidos e não desperdiçando as oportunidades que nos são posta a frente, aproveitando o lugar onde estamos para brilhar a luz de Cristo, que está em nós.
domingo, 24 de maio de 2009
Nossa Habitação, Como Está?
(I Coríntios 3:16)
Nós temos diversos conhecidos, aqueles que nos são apresentados no nosso dia-a-dia, aqueles que pegam sempre o ônibus conosco, aqueles que trabalham em estabelecimentos constantemente frequentados por nós, enfim podemos citar diversas situações, nas quais podemos conhecer pessoas novas. Como são muitas as situações, muitos também são os nossos conhecidos. A despeito de termos muitos conhecidos, poucos são os nossos AMIGOS. Os verdadeiros AMIGOS tem intimidade, não tem reservas de contar aquilo que nem mesmo familiares próximos sabem ou conhecem. AMIGOS conhecem os defeitos do outro, mesmo muitas vezes voltando o olhar para as virtudes. Por isso imaginemos a seguinte situação descrita abaixo:
Havia um garoto, que chamaremos de João (apenas um exemplo), que tinha muitos conhecidos como qualquer um, porém ele tinha um amigo chamado Gustavo (também é um exemplo), que o mesmo considerava este como seu melhor amigo. Eles saiam juntos, iam à igreja juntos, compartilhavam suas falhas, dificuldades, vontades, sonhos, vitórias e também as decepções. Mas o contato que eles tinham era ou no trabalho um do outro ou quando saiam com outros conhecidos, mas nunca nas próprias casas. Certo dia o Gustavo falou que iria na casa do João, no entanto quando João chegou em casa viu que sua HABITAÇÃO estava completamente bagunçada, suja, com as coisas totalmente fora do lugar, um ambiente que ele tinha vergonha se alguém visse, quanto mais o seu amigo que ele tanto amava. Então João, imediatamente começou a arrumar toda a sua casa, limpou todos os cômodos, sem exceção; TUDO ISSO para receber o seu melhor amigo. Ele não queria deixar o Gustavo presenciar aquela extrema falta de organização. Ele limpou tudo mesmo, deixando sua residência brilhando de tão limpa, um ambiente agradável para se passar longas horas, sem se importar com o tempo, pois aquele lugar proporcionava tal. Então o Gustavo chegou e eles começaram a conversar, abordaram vários assuntos, oraram, comeram (porque o João também tratou de preparar algo para eles comerem), a hora passou e eles nem deram conta disso. Quando olharam no relógio, não dava mais para o amigo voltar para sua casa, logo o Gustavo dormiu na casa do João. O hospedeiro ficou radiante, porque ali foram estreitados os laços entre eles mais do que já eram.
A história acima, serviu para que despertássemos para algo de suma importância. Mas o quê, mesmo? Temos alguns AMIGOS, entretanto, há um dentre eles que consideramos como nosso MELHOR AMIGO, para este nós fazemos o possível para vê-lo feliz, nos incomodamos quando ele está triste, ficamos desapontados quando fazemos algo que o decepciona, temos prazer em ajudá-lo, entre outras coisas. Há alguém que também é considerado o MELHOR AMIGO do cristão, o nosso AMADO ESPÍRITO SANTO, a bíblia nos diz que Ele HABITA em nós, isto é, nós somos o lugar que o o Espírito Santo reside, mora, fica, etc. Ele é o nosso MELHOR AMIGO, não é isso? Pois então, ele não habita em lugares sujos, bagunçados, desorganizados. A partir daí, surgem algumas perguntas que não podem deixar de se fazer:
->Como está a habitação do Espírito Santo, neste momento. Em outras palavras, como como está?
->Se ELE ver sua casa agora, o que você sentirá? Alegria, ou vergonha?
->O pecado tem manchado a moradia do seu AMIGO ESPÍRITO SANTO?
Ainda há reservas com o ELE?
->O ESPÍRITO SANTO conhece e sabe todas as coisas, mas ELE quer ouvir de sua boca tudo aquilo que impede a entrada dele na sua moradia. Partindo do pressuposto que ELE só reside em LUGARES LIMPOS. Há alguma coisa a se confessar? Que você não deixou? Ou que te prende? Que deixa sua casa imunda?
->ELE quer te libertar, pois onde ELE está há liberdade. Você já fez algo para alcançar essa liberdade oferecida por ELE?
->O Espírito Santo fica ali olhando da porta da frente da casa par ver a situação desta, se a casa estiver limpa ELE entra, caso contrário, cada vez mais se afasta. Então, o que ELE tem feito no momento, tem se aproximado a ponto de entrar e HABITAR, ou tem se afastado?
->ELE quer estreitar os laços contigo, você tem feito algo para que isso se realize? Ou cada vez mais, você apenas desaponta seu MELHOR AMIGO?
ELE não quer apenas te visitar, ele quer HABITAR em você, mas para isso é necessário que você permaneça com a sua casa, ou seja, com a sua vida diante do ALTAR. Se fôssemos dar margem às perguntas que surgem a partir do assunto abordado, não pararíamos; não obstante, cada qual sabe a realidade da própria vida, sabe se está pouca, mais ou menos ou muito suja a moradia do Espírito de Deus, ou se está limpa, brilhando e já está desfrutando de um INDESCRITÍVEL RELACIONAMENTO COM O MELHOR AMIGO. Não podemos julgar o próximo, inferindo a realidade da habitação dele, porque quem é o zelador do santuário é ele mesmo. Não cabe a nós dizer qual é a sujeira que precisa ser limpa da casa do irmão, porque o próprio dono desta sabe a necessidade de limpeza. O que quero dizer com isso, não temos o poder de dizer qual é o pecado do nosso irmão, no que ele tem desagradado ao AMIGO. Mas ele precisa identificar o que mais tem deixado o santuário sujo, o que mais tem impedido a entrada do AMIGO na casa. Qual o pecado que tem destruído com a HABITAÇÃO DO ESPÍRITO. Mas a palavra do Senhor nos diz em II Timóteo 2:21a que: “Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para a honra, santificado e útil a seu possuidor”, e em I João 1:9 nos diz que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. Logo, não devemos mais perder tempo. Vamos agir, por em ordem nossa casa, pois o AMIGO ESPÍRITO SANTO quer entrar e quer estreitar o RELACIONAMENTO conosco. Comecemos então, o processo de limpeza, se houver a necessidade. O sacrifício de Jesus foi gratuito para que hoje pudéssemos limpar nossa vida e hospedar o ESPÍRITO DE DEUS. O sangue de Jesus foi derramado, cabe a nós nos purificar e nos limpar dia após dia. Façamos isso!!!
sexta-feira, 22 de maio de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
Sinceridade X Hipocrisia
sábado, 28 de março de 2009
Entendendo o Chamado do Levita
Levita é todo aquele que está a serviço na casa do Senhor. Quando entendemos nosso chamado somos capacitados para fazer a obra de Deus. Precisamos entender o propósito para qual fomos chamados. Talvez você esteja se sentindo fora do lugar. Pode não estar ainda entendendo o lugar aonde Deus te quer, mas o importante é buscar a orientação de Deus, com jejum e oração.
Este levita sabia a origem de sua família, que vinha de uma tribo de sacerdotes e adoradores, mas, ele decidiu andar como lhe convinha. Nesse tempo as pessoas próprias se governavam, não havia reis e nem juízes. O que ele fez?
Obs.: Este texto foi retirado de um site que visitei. Gostei da mensagem e resolvi postar para vocês serem também ministrados. A autora dessa mensagem é a Pra. Lídia Alexandre.
sábado, 24 de janeiro de 2009
Cuide de Seu Vaso
(Jeremias 18: 01-06)
Jeremias era um profeta que passava por muitas angústias, porque ele pregava, mas a sociedade não o ouvia, deixando-o muito triste e lamentando.
No texto que foi lido, O Senhor diz a Jeremias: “Dispõe-te e desce”. Dispor-se quer dizer ter disposição e dentre os sinônimos da palavra disposição é encontrado propósito e determinação. Ou seja, o Senhor em outras palavras falou: Jeremias, se você quer mesmo me ouvir seja determinado, persevere no propósito! Levante-se! Não fique aí parado, lamentando-se. Eu quero ajudá-lo.
Muitos querem ter orientações de Deus em muitas situações, não obstante, eles ao primeiro obstáculo já desanimam e querem desistir, falam que são fracos demais e que vai pedir algum irmão para orar por eles, ao tomarem tal atitude eles estão dizendo: “Vou deixar o serviço duro para outro fazer, vou deixar outro pagar o preço que deve ser pago, deixa que o outro se esforce por mim”. Jeremias preferiu obedecer prontamente a ficar lamentando-se.
Para quem não sabe, a roda de uma olaria tem um pedal embaixo e à medida que o oleiro pisa neste pedal aciona uma engrenagem e esta faz a roda de cima girar, e em cima desta fica o barro para ser moldado.
Todo trabalho artístico que necessita de coordenação motora precisa de paciência e habilidade, então, quando Jeremias chegou à olaria viu o oleiro fazendo um vaso de barro, mas na primeira vez que ele tentou não deu certo e, por conseguinte, ele amassou e daquele mesmo material fez outro vaso.
Israel é um vaso que deu muito trabalho para Deus. O Senhor quebrou, amassou e refez o seu povo muitas vezes. Há vasos que pensamos que não tem mais consertos, o único fim para eles é o lixo. Ao falar dessa maneira você pode está se lembrando de alguém, ou até mesmo pensando em você. Mas eu quero te dizer que Deus não se esquece de ninguém, Deus não tem lata de lixo, as suas mãos são incansáveis para moldar novamente aquele que tanto ama e a sua roda está constantemente girando, por minha causa e por sua causa.
Houve um homem na bíblia chamado Manassés, ele fez diversas coisas abomináveis aos olhos de Deus, exemplos disso são, ter idolatrado outros deuses, ter consultado necromantes, feiticeiros, ter sido adivinho e agoureiro, queimou seus filhos em oferta, e para se ter uma idéia de tudo o que ele fez vamos ler lá em 2 Crônicas 33:9 que diz:
“E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel”.
Ele fez tudo isso em Israel, mas o Senhor falava com Manassés, entretanto, ele não ouvia e cada vez mais endurecia o coração; ou seja, ele teve a oportunidade de mudar em Israel, na sua terra, na sua zona de conforto, mas, endureceu o coração e por isso ele foi levado à Babilônia, e lá ele se angustiou e por isso se lembrou de Deus e suplicou por misericórdia através da humilhação.
Ele se arrependeu por tudo que fez. E por está abatido e angustiado podemos conjeturar que ele chorou; o homem na maioria das vezes quando passa por tamanha tristeza não é difícil vir à tona as lágrimas e estas, por sua vez, tem propósitos.
O vaso, mesmo depois de pronto, pode ser quebrado e com os seus cacos, quase em pó, pode ser feito outro vaso, mas para que isso aconteça é necessário que estes pequenos pedaços estejam molhados para se tornar mais maleável o barro para o oleiro modelar uma nova peça.
Se o homem é como barro e o Senhor é como o oleiro, o Pai nos faz como vasos para conter o Espírito d’Ele, no entanto, se o vaso estiver rachado, ou até mesmo quebrado, é impossível conter o Espírito Santo de Deus; em função disso, é certo que o Senhor quebrará o vaso, deixá-lo-á em pequenos pedaços e quando isso acontecer não tardará e as lágrimas do indivíduo virão, entretanto, quando elas caírem, o vaso que está em cacos, será molhado e um milagre acontecerá, o Senhor modelará novamente aquele vaso segundo a sua vontade e este, remodelado, reconstruído, poderá conter novamente o Espírito Santo de Deus.
Manassés ele não hesitou em se humilhar e suplicar por misericórdia, reconheceu que os pecados haviam rachado e estava a ponto de quebrar o seu vaso, ele foi até o Senhor com um coração quebrantado, e suas lágrimas ao caírem, moveu o coração de Deus, e o Grande Oleiro, tomou aquele barro velho e quebrado e fez um novo, que soube deixar toda rebeldia de lado e reconheceu que o Senhor era Deus.
Eu não sei o que você tem passado, não sei quais são os seus pecados, mas te asseguro que estes pecados que tem feito de você escravo, além disso, tem rachado o seu vaso, e por não saber a sua situação, eu não sei te dizer como está o seu vaso, não posso te afirmar que ele está em bom estado, com pequenas rachaduras, ou quase quebrando, mas eu quero te dizer que há um Deus, que se passa por oleiro na sua vida, e está te dando uma nova chance, mas para que isso aconteça é necessário ele perceber um coração quebrantado, um coração disposto a mudar, um coração submisso, um coração humilde, um coração que reconhece que o Senhor é Deus e pode mudar toda uma vida. Não se iluda, pensando que há pecados menores do que outros e que talvez a sua “pequena” transgressão não está sendo observado pelo Senhor, pelo contrário, ele está te olhando a todo o momento e em relação ao pecado, se você considera o seu pecado como um “pecadinho”, saiba que o pecadinho é como uma gestação recente, um dia ele virá e aparecerá para todos, pois não há nada que fica encoberto, um dia as suas atitudes, por mais ocultas que forem, um dia virão à luz.
Volte-se para o Pai, reconheça que foste rebelde em não ouvir a lei do Senhor, porque o Deus fala que filhos rebeldes são aqueles que não ouvem a Lei (Isaías 30:09), e esta é a Palavra do Senhor, os preceitos do Senhor e a Verdade. Não perca mais tempo, Deus quer te fazer novo, Deus quer te encher novamente do Espírito, mas para isso é necessária uma atitude, uma mudança; humilhe-se sob a potente mão de Deus e Ele em tempo oportuno te exaltará (1 Pedro 05: 06).
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Estamos Fazendo As Coisas Segundo O Coração De Deus?
Mas que atitudes são essas? Seguem abaixo algumas delas:
- Querem ter um relacionamento antes da hora;
- Querem entrar num ministério antes da hora;
- Querem ter cargos na igreja;
Se formos citar decisões que muitos pretendem tomar sem ao menos estar preparados para assumi-las, poderíamos abordar várias.
As pessoas que tomam decisões nesciamente, na maioria das vezes, são alertadas por outras que se importam com esses imaturos. Sabe-se que quando uma pessoa é repreendida por um indivíduo que está acima dela e ela ainda assim faz o que não deveria, esta está vivendo em rebeldia.
Mas há uma advertência para os rebeldes na Bíblia: Leia Isaías 30:01
Este versículo começa com “Ai dos (...)”, segundo o dicionário, este “ai” significa “pobre de”, “desgraçado de” (que não possui a graça). Então o que o Senhor quis dizer aí? Aquele que é rebelde não tem graça sobre si, é um pobre, é um desventurado, infeliz, etc.
Mas o Senhor faz uma admoestação aos FILHOS, isso quer dizer que não são aqueles iníquos que não tem nenhum compromisso ou aliança com o Senhor, ele chama a atenção àqueles que já são filhos legítimos.
Quando uma pessoa faz coisas que não procedem do Senhor, isso quer dizer que essa pessoa está efetuando aquilo cuja abominação é aos olhos do Pai, aquilo que não convém fazer, aquilo que não é licito a um filho do Pai Celestial realizar.
O Senhor fala mais, que são rebeldes aqueles que fazem alianças sem aprovação dele. O que isso que dizer? Há muitos por aí que fazem alianças sem ao menos consultar o Senhor para saber se o Pai está consentindo ou não, um exemplo disso é aquelas pessoas que casam por impulso e ao passar o tempo vêem que aquele companheiro não é o que o Senhor desejara e em função disso acontecem diversos divórcios.
E fazendo isso, estes rebeldes acumulam pecados e mais pecados, por não obedecerem ao Senhor. E sabemos que o pecado é a única coisa que afasta o crente, o servo, ou melhor, o filho, do Pai.
Lá em Isaías 30, mais avante, nos versículos 9-13 diz: Leia Isaías 30:09-13.
{Sobre o vidente: 1 Samuel 9:9}
Aí o Senhor diz que os rebeldes são os mentirosos e os que não querem ouvir a lei do Senhor.
E mais adiante ele diz que as pessoas não querem que os profetas profetizem o que o Senhor quer, mas aquilo que é agradável a eles. Existem, nos dias de hoje, pessoas que não querem ouvir o que Senhor tem para dizer, não querem saber o que Deus quer para cada um, mas querem viver buscando coisas que não ferem o seu casulo, o seu eu, o seu orgulho, o seu modo de pensar, os seus conceitos, etc. Mas para estes os Senhor diz que a queda é certa e de repente.
Em suma, que você possa está olhando para si, e tente enxergar se há em sua vida alguma raiz de rebeldia, se você tem tomado decisões que não estão de acordo com o propósito de Deus para ti, se você não tem ouvido o que Senhor incansavelmente te diz, se você tem preferido não atingir o seu “eu” a deixar o Senhor trabalhar em sua vida. Enfim, que você possa desfrutar da graça do Senhor, deixando toda e qualquer rebeldia que é um impedimento para que isso aconteça.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Pra Quê ? - Samuel Moysés
De um alguém
Que pode levar
Seus sonhos além
Vou lhe mostrar,um mundo melhor
Que mudará
O seu caminho
Vou lhe falar de um só Deus
Que mudará a sua vida
Na cruz morreu,
Doou o Seu sangue
Só pra curar as suas feridas
E este homem está aqui
Só pra te amar e pra dizer
Pra quê? (pra quê?)chorar (chorar),
Sofrer (Sofrer)
Se há um Deus que tudo pode por você
Pra quê? (pra quê?), Solidão! (Solidão)
Deixe Jesus Cristo entrar no teu coração.
sábado, 10 de janeiro de 2009
Vamos Rever Nossas Atitudes?
Mas que coisas importantíssimas são essas?
Seguem abaixo algumas delas:
· Amar a Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento;
· Amar o próximo como a ti mesmo;
· Pregar o evangelho às criaturas;
· Tomar decisões segundo o coração de Deus;
· Honrar pai e mãe;
· Obedecer às autoridades (Pastores, líder de célula, professores, discipulador, etc.);
Mas dentre elas a primeira citada pode ser considerada a mais importante de todas.
Como estamos nos primeiros dias de um novo ano, é muito interessante revermos nossas atitudes do ano que passou.
Para começarmos a rever nossas atitudes vamos nos nortear pela Palavra do Senhor:
“Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor”.
(Lamentações 3:40)
O que é ESQUADRINHAR?
*Resposta → Examinar minuciosamente; vigiar com cuidado; investigar, pesquisar, perscrutar; estudar; analisar.
Talvez o ano de 2008 não foi um dos melhores para sua vida, onde você se deparou com algumas decepções ou pode ter sido um ano de muitas realizações, no entanto, você se esqueceu daquele que permitiu que tudo acontecesse, O Senhor Deus.
Este ano, assim como os demais que passaram, você precisará tomar muitas decisões, umas pequenas, todavia, outras muito complexas, entretanto, é indispensável que você tome cada uma delas guiado pelo Senhor, que tudo fez e tudo formou. Para isso, você precisa está vivendo uma vida de intimidade com Deus.
Sabemos que temos que ter INTIMIDADE, mas, para alcançá-la é mister que se tenha SANTIDADE.
Se, porventura, você detectou que no ano anterior você passou por um tempo de total afastamento de Deus, mas quer reverter essa realidade, é tempo de você exercer a SANTIDADE e fazendo isso estará voltando para o Senhor.
Mas é necessário se dizer que o fato de você está presente nos cultos, células, reuniões que tem o foco evangelístico, e não praticar nada do que foi ministrado; se na sua casa você continua a mesma pessoa, desobediente, insubmisso, rebelde, impaciente, agressivo, mentiroso, causador de intrigas, que não ora, não ler a Bíblia, não dar testemunho, você continua afastado do Senhor, vivendo numa ilusão, pensando está perto de Deus, só pelo simples fato de está indo na Igreja. Saiba que precisa voltar para Senhor.
Você tem a oportunidade de voltar este momento para os pés do Senhor, se arrependendo do seu afastamento espiritual, levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, se aliançando de novo com Cristo, não aceitando mais as investidas do diabo, se desprendendo das cadeias deste e buscando completamente a SANTIDADE.