sábado, 24 de janeiro de 2009

Cuide de Seu Vaso


“Palavra do Senhor veio a Jeremias dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: ‘ Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? ’ – diz o Senhor; ‘eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel’”.
(Jeremias 18: 01-06)

Jeremias era um profeta que passava por muitas angústias, porque ele pregava, mas a sociedade não o ouvia, deixando-o muito triste e lamentando.
No texto que foi lido, O Senhor diz a Jeremias: “Dispõe-te e desce”. Dispor-se quer dizer ter disposição e dentre os sinônimos da palavra disposição é encontrado propósito e determinação. Ou seja, o Senhor em outras palavras falou: Jeremias, se você quer mesmo me ouvir seja determinado, persevere no propósito! Levante-se! Não fique aí parado, lamentando-se. Eu quero ajudá-lo.
Muitos querem ter orientações de Deus em muitas situações, não obstante, eles ao primeiro obstáculo já desanimam e querem desistir, falam que são fracos demais e que vai pedir algum irmão para orar por eles, ao tomarem tal atitude eles estão dizendo: “Vou deixar o serviço duro para outro fazer, vou deixar outro pagar o preço que deve ser pago, deixa que o outro se esforce por mim”. Jeremias preferiu obedecer prontamente a ficar lamentando-se.
Para quem não sabe, a roda de uma olaria tem um pedal embaixo e à medida que o oleiro pisa neste pedal aciona uma engrenagem e esta faz a roda de cima girar, e em cima desta fica o barro para ser moldado.
Todo trabalho artístico que necessita de coordenação motora precisa de paciência e habilidade, então, quando Jeremias chegou à olaria viu o oleiro fazendo um vaso de barro, mas na primeira vez que ele tentou não deu certo e, por conseguinte, ele amassou e daquele mesmo material fez outro vaso.
Israel é um vaso que deu muito trabalho para Deus. O Senhor quebrou, amassou e refez o seu povo muitas vezes. Há vasos que pensamos que não tem mais consertos, o único fim para eles é o lixo. Ao falar dessa maneira você pode está se lembrando de alguém, ou até mesmo pensando em você. Mas eu quero te dizer que Deus não se esquece de ninguém, Deus não tem lata de lixo, as suas mãos são incansáveis para moldar novamente aquele que tanto ama e a sua roda está constantemente girando, por minha causa e por sua causa.
Houve um homem na bíblia chamado Manassés, ele fez diversas coisas abomináveis aos olhos de Deus, exemplos disso são, ter idolatrado outros deuses, ter consultado necromantes, feiticeiros, ter sido adivinho e agoureiro, queimou seus filhos em oferta, e para se ter uma idéia de tudo o que ele fez vamos ler lá em 2 Crônicas 33:9 que diz:

“E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel”.


Ele fez tudo isso em Israel, mas o Senhor falava com Manassés, entretanto, ele não ouvia e cada vez mais endurecia o coração; ou seja, ele teve a oportunidade de mudar em Israel, na sua terra, na sua zona de conforto, mas, endureceu o coração e por isso ele foi levado à Babilônia, e lá ele se angustiou e por isso se lembrou de Deus e suplicou por misericórdia através da humilhação.
Ele se arrependeu por tudo que fez. E por está abatido e angustiado podemos conjeturar que ele chorou; o homem na maioria das vezes quando passa por tamanha tristeza não é difícil vir à tona as lágrimas e estas, por sua vez, tem propósitos.
O vaso, mesmo depois de pronto, pode ser quebrado e com os seus cacos, quase em pó, pode ser feito outro vaso, mas para que isso aconteça é necessário que estes pequenos pedaços estejam molhados para se tornar mais maleável o barro para o oleiro modelar uma nova peça.
Se o homem é como barro e o Senhor é como o oleiro, o Pai nos faz como vasos para conter o Espírito d’Ele, no entanto, se o vaso estiver rachado, ou até mesmo quebrado, é impossível conter o Espírito Santo de Deus; em função disso, é certo que o Senhor quebrará o vaso, deixá-lo-á em pequenos pedaços e quando isso acontecer não tardará e as lágrimas do indivíduo virão, entretanto, quando elas caírem, o vaso que está em cacos, será molhado e um milagre acontecerá, o Senhor modelará novamente aquele vaso segundo a sua vontade e este, remodelado, reconstruído, poderá conter novamente o Espírito Santo de Deus.
Manassés ele não hesitou em se humilhar e suplicar por misericórdia, reconheceu que os pecados haviam rachado e estava a ponto de quebrar o seu vaso, ele foi até o Senhor com um coração quebrantado, e suas lágrimas ao caírem, moveu o coração de Deus, e o Grande Oleiro, tomou aquele barro velho e quebrado e fez um novo, que soube deixar toda rebeldia de lado e reconheceu que o Senhor era Deus.
Eu não sei o que você tem passado, não sei quais são os seus pecados, mas te asseguro que estes pecados que tem feito de você escravo, além disso, tem rachado o seu vaso, e por não saber a sua situação, eu não sei te dizer como está o seu vaso, não posso te afirmar que ele está em bom estado, com pequenas rachaduras, ou quase quebrando, mas eu quero te dizer que há um Deus, que se passa por oleiro na sua vida, e está te dando uma nova chance, mas para que isso aconteça é necessário ele perceber um coração quebrantado, um coração disposto a mudar, um coração submisso, um coração humilde, um coração que reconhece que o Senhor é Deus e pode mudar toda uma vida. Não se iluda, pensando que há pecados menores do que outros e que talvez a sua “pequena” transgressão não está sendo observado pelo Senhor, pelo contrário, ele está te olhando a todo o momento e em relação ao pecado, se você considera o seu pecado como um “pecadinho”, saiba que o pecadinho é como uma gestação recente, um dia ele virá e aparecerá para todos, pois não há nada que fica encoberto, um dia as suas atitudes, por mais ocultas que forem, um dia virão à luz.
Volte-se para o Pai, reconheça que foste rebelde em não ouvir a lei do Senhor, porque o Deus fala que filhos rebeldes são aqueles que não ouvem a Lei (Isaías 30:09), e esta é a Palavra do Senhor, os preceitos do Senhor e a Verdade. Não perca mais tempo, Deus quer te fazer novo, Deus quer te encher novamente do Espírito, mas para isso é necessária uma atitude, uma mudança; humilhe-se sob a potente mão de Deus e Ele em tempo oportuno te exaltará (1 Pedro 05: 06).

2 comentários:

Adriana Costa disse...

Amado que benção seu blog, se puder acompanha o meu e assim trocaremos experiências em Deus. Fica na Paz do Senhor. Sol deo Gloria!!

Anônimo disse...

Olá jovem profeta Warley, tudo na paz?
Tem uma homenagem ao seu blog lá no Desperta Igreja!
Veja em www.despertaigreja.com
Em Cristo,
Agnaldo Gomes